Artigos

Fundações

Esta página do blog é dedicada para a apresentação de conteúdos relacionados à Fundações de edifícios, e todos elementos que fazem parte deste assunto.

Fundações

Estaca Hélice Contínua

As Estacas Hélice Continua são fundações profundas muito utilizadas atualmente, por conta do bom comportamento em solos com presença de água.

Estacas Hélice Contínua

A hélice contínua é recomendável para a utilização em camadas de solos mais profundas e apresenta um bom comportamento diante da presença do nível d’água alto, além disso tem um melhor desempenho em solos predominantemente arenosos, por conta que o concreto pode permear ao redor do fuste e fundo da estaca, proporcionando uma maior área concretada, e consequentemente uma maior resistência à estaca.

Este artigo apresenta as características e informações pertinentes ao uso das estacas Hélice Contínua, bem como deve ser realizada a execução desta fundação profunda que tem dominado as obras brasileiras.

Segue o link do artigo:  

Sondagem SPT

Entenda como é executado este ensaio e sua importância para o projeto de uma edificação

Sondagem SPT

É constatado que as investigações geotécnicas e geológicas são essenciais para a definição da composição e determinação de diversas propriedades de um solo, e não é diferente para a execução de um projeto de fundações e contenções, onde deve-se ter o máximo de informações possíveis de características das camadas de solo e das possíveis cargas em que poderá ser submetido.As investigações podem ser realizadas por meio de ensaios, que podem ser exercidos e determinar os resultados em campo, ou podem ser executados em laboratórios nos quais são considerados mais confiáveis por apresentarem maior controle sobre o ambiente.

O artigo busca apresentar este ensaio geotécnico, que é um dos mais utilizado no Brasil par a definição de fundações dos Edifícios presentes no nosso país.

Segue o link do artigo:    

Tubulão a céu aberto

O tubulão é uma fundação profunda, que pode ser escavada mecanicamente ou manualmente.

Tubulao_fundacao profunda_obras_construcao civil_engenharia_arquitetura_solos_fundacao profunda_solos coesivos_fuste_base

Caracterizado por ter o alargamento da base e a limpeza do fundo essencialmente por pessoas, geralmente este profissional é conhecido no ramo da construção civil, como poceiro. Para a execução do tubulação, é recomendável que a mesma seja realizada acima do nível d’água, ou abaixo do lençol freático. Além disso, é de suma importância que o tubulão seja escavado em solos coesivos, como: Siltes argilosos, argilas e areias argilosas, para evitar eventuais deslizamentos e consequentemente acidentes.

Este artigo apresenta um formato de fundação profunda, que foi bastante utilizado antigamente, para edificações e pontes com cargas altas. E que atualmente seu uso está em declínio, devido as exigências de segurança.

Segue o link do artigo:

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *