Artigos

Sondagem SPT

Entenda como é executado este ensaio e sua importância para o projeto de uma edificação.

É constatado que as investigações geotécnicas e geológicas são essenciais para a definição da composição e determinação de diversas propriedades de um solo, e não é diferente para a execução de um projeto de fundações e contenções, onde deve-se ter o máximo de informações possíveis de características das camadas de solo e das possíveis cargas em que poderá ser submetido.As investigações podem ser realizadas por meio de ensaios, que podem ser exercidos e determinar os resultados em campo, ou podem ser executados em laboratórios nos quais são considerados mais confiáveis por apresentarem maior controle sobre o ambiente.

Contexto Histórico

À autora Anna Peixoto, escritora do trabalho acadêmico, Estudo do Ensaio SPT-T e sua aplicação na prática de Engenharia de Fundações, descreve que o começo dos estudos dos ensaios de sondagem iniciou por volta do ano de 1902, com Charles R. Gow que realizou a perfuração de um solo por meio de um martelo e uma haste, com o objetivo da obtenção de uma amostra. Desde Charles foram realizados alguns estudos relacionados a sondagem até iniciar-se os estudos aqui no Brasil. Por volta de 1940 o Engenheiro Odair Grillo com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo introduziu este ensaio aos solos brasileiros.

Metodologia

Podemos definir a sondagem como um estudo geotécnico a percussão que tem o intuito de identificar e determinar a resistência ao longo de uma profundidade do solo. Além disso, através deste ensaio é possível indicar o nível d’água e sua profundidade, caso existir e for identificado durante o processo.

O início do ensaio é por meio da definição da locação dos furos que serão ensaiados e executados durante a sondagem. De acordo com a ABNT NBR 8036 Programação de sondagem de simples reconhecimento dos solos para fundação de edifícios, devemos seguir as seguintes regras para definir os furos de sondagem:
  • Dois furos para áreas menores que 200m² ;
  • Três furos para áreas entre 200 a 400m²;
  • Um furo a cada 200m² para áreas entre 400 a 1200m²;
  • Um furo a cada 400m³ para áreas entre 1200 a 2400m²;
  • Terrenos com dimensões acima de 2400m², é recomendável o Engenheiro definir juntamente com a empresa responsável pela execução da sondagem.
Este ensaio consiste basicamente na cravação de um amostrador com o auxílio de um martelo acionado e caindo de uma altura de 75 cm. Ao início é realizado a montagem do tripé do martelo, e por meio de um trado é perfurado 1 m de solo, e recolhido uma amostra. Após o recolhimento da amostra, é iniciado a cravação do amostrador no solo. Esta cravação deve ser realizada em uma profundidade de 45 cm, e é contado o número de golpes necessários para o amostrador chegar a profundidade de 15 cm. Assim que se atinja 45 cm de profundidade é recolhida uma amostra do solo para estudo em laboratório, e é continuado o ensaio com o mesmo método até chegar na cota preestabelecida ou em um solo impenetrável. Ao final do teste é construído uma representação gráfica do ensaio, denominada laudo de sondagem. É importante ressaltar que este ensaio deve ser realizado com distâncias estabelecidas pela ABNT NBR 8036 – Programação de Sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de Edifícios.
 Representação da execução de uma Sondagem SPT.
Fonte: Research Gate, 2017.
Devemos adicionar um destaque a outros tipos de sondagem que podem ser realizadas e tem propósitos parecidos ao da sondagem SPT. A sondagem Rotativa é um procedimento para a obtenção de solos rochosos como amostra. Neste processo é realizado um conjunto motorizado, que exerce a função da retirada do solo, isto se justifica por causa da predominância de rochas no solo.

Quando a sondagem rotativa é executada em conjunto da sondagem SPT, recebe o nome de sondagem mista, e tem o intuito de auxiliar a compor a sondagem SPT com amostras de solos rochosos, que não são possíveis serem cravados pelo amostrador.

 Representação de um Laudo Sondagem SPT.
Fonte: Guia da Engenharia,2018.
O ensaio SPT é considerado aqui no Brasil como o principal para a determinação da resistência de camadas de solo e investigação do subsolo. Sendo assim, apresenta uma grande importância para a determinação do tipo de contenção para os taludes, e para a identificação correta dos possíveis níveis de solo e de d’água que podem estar presentes no solo, apresentando ao projetista características fundamentais para o desenvolvimento do projeto de uma contenção e fundação.
 
A seguir iremos apresentar um vídeo com maiores detalhes dos tipos de sondagens disponíveis no mercado, além de uma pequena animação de como é executada a sondagem, que auxiliará a elucidar o conteúdo apresentado.
 

Gostou do artigo? Sentiu falta de alguma informação relevante que poderia agregar ao artigo? Escreva nos comentários, desta forma mais pessoas poderão ter acesso ao conhecimento e irão poder desempenhar obras com maior qualidade. Compartilhe para que a informação e o conhecimento cheguem a mais pessoas!
 

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *