Artigos

Fundação: Tubulão a céu aberto

O tubulão é uma fundação profunda, que pode ser escavada mecanicamente ou manualmente.

Caracterizado por ter o alargamento da base e a limpeza do fundo essencialmente por pessoas, geralmente este profissional é conhecido no ramo da construção civil, como poceiro.
 
Para a execução do tubulação, é recomendável que a mesma seja realizada acima do nível d’água, ou abaixo do lençol freático 
 
Além disso, é de suma importância que o tubulão seja escavado em solos coesivos, como: Siltes argilosos, argilas e areias argilosas, para evitar eventuais deslizamentos e consequentemente acidentes. 
 
Desta forma, há uma grande importância na realização de sondagens do solo, para identificação do solo e de possível lençol freático.
 Exemplo de escavação de tubulão.
Tubulao_fundacao profunda_obras_construcao civil_engenharia_arquitetura_solos_fundacao profunda_solos coesivos_fuste_base
Fonte: Escola Engenharia, 2021.
O tubulão pode ser utilizado para resistir cargas altas, como: Pontes, viadutos, edifícios e entre outras obras 
 
Devemos ressaltar que a carga é transmitida pela base e por isso é importante garantir uma boa limpeza do fundo, bem como um alargamento de acordo com a norma.

Dimensionamento de tubulão

O dimensionamento do tubulão, assim como nas outras fundações inicia através da análise da sondagem. 
 
O projetista deve estar atento ao nível d’água do terreno, e das características do solo, além da resistência apresentada em cada camada de solo.
 
O fuste do tubulão deve apresentar dimensões maiores que 0,70m, visto que, uma pessoa deverá descer para executar a escavação ao longo da escavação. 
 
Além disso, a base do tubulão deve apresentar uma altura (H) maior que 0,20 m. Geralmente o ângulo (α) é adotado como 60°, em casos de tubulões a céu aberto, mas é suscetível a apresentar outra angulação de acordo com a definição de projeto.
    Modelo esquemático de um tubulão.
Tubulão_dimensionamento_fundação_fuste_obras_construcao civil_brasil_engenharia civil_arquitetura_engenharia_bim_canteiro de obras_projeto  
Fonte: Tékhton, 2021.

Execução do Tubulão

Para a execução do tubulão a céu aberto, deve-se iniciar pela demarcação do tubulão, e do seu centro. Após a demarcação é iniciada a escavação, que geralmente é executada de forma manual pelos trabalhadores ou mecanicamente. 
 
A medida que são realizadas as escavações, o operário irá descer junto com o nível de escavação, até o tubulão atingir a profundidade da base. 
 
Neste momento é importante verificar se será necessário a introdução de escoras, que podem ou não ser perdidas, caso seja necessário, o operador deve instalar para poder continuar as escavações da base. 
Com a base finalizada, temos que realizar o alargamento e consequentemente a limpeza, que deve garantir que não fique solo solto no fundo do tubulão 
 
Após a limpeza, é importante que o engenheiro desça no tubulão, para que sejam conferidas as medidas da base e do fuste, bem como a angulação do alargamento da base do tubulão.
 
Se a conferência das medidas estiverem de acordo com o projeto, prossegue-se ára a próxima etapa, que é o posicionamento das armaduras.

Posicionamento das armaduras

Quando terminada a escavação, são posicionadas as armaduras. As armaduras podem ter um sistema denominado fretagem. 
 
Esse sistema é utilizado quando os pilares são instalados diretamente o tubulão, sem a presença de blocos de coroamento, e há a presença de tensões de tração que são maiores que a resistência em tração do concreto, sendo assim cria-se a necessidade da instalação desta armadura. 
 
Caso contrário é realizado a instalação da armadura na base do tubulão, e a armadura de arranque do pilar, para posteriormente ser realizado o traspasse da armadura do pilar. 
 
Os aços utilizados devem ser estruturais CA-50.
     Preparação das armaduras do tubulão.
armadura_tubulão_espaçadores_fundação_construcao civil_obras_engenharia civil_arquitetura_brasil_solo_
Fonte: Solo.Net ,2021.

Cuidados na concretagem do tubulão

Após a instalação das armaduras, é realizado a concretagem do tubulão. Geralmente é executada a concretagem logo após a limpeza e posicionamento da armadura, pois evita que haja O concreto utilizado deve ter resistência característica que atenda as classes de agressividade da região. 
 
Durante a concretagem o engenheiro deve estar atento ao lançamento do concreto, para que futuramente o tubulão não apresente problemas de espaços vazios, ou separação dos agregados. 
 
É importante que o lançamento seja feito por um funil, e que a altura não ultrapasse 1,5m, pois desta forma é possível garantir que não haja segregação do concreto.

Não é necessário utilizar vibrador, porém é importante ressaltar que p concreto deve apresentar uma plasticidade suficiente para preencher todo o volume da base, sem apresentar problemas.

É muito importante verificar a integridade de pelo menos um tubulão na obra, para isso é necessário escavar ao lado do fuste após a cura do concreto.
Concretagem de um tubulão.
Concretagem_tubulão_obras_contrução civil_engenharia civil_brasil_google_
Fonte: Total Construção, 2021.
Indicamos a assistir o vídeo a seguir, que apresenta de forma rápida todos os conceitos apresentados neste artigo, bem como alguns detalhes que podem ajudar a ter um melhor entendimento do assunto.
Gostou do artigo? Sentiu falta de alguma informação relevante que poderia agregar ao artigo? Escreva nos comentários, desta forma mais pessoas poderão ter acesso ao conhecimento e irão poder desempenhar obras com maior qualidade. Compartilhe para que a informação e o conhecimento cheguem a mais pessoas!

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *