Artigos

Realidade aumentada na construção civil

A constante busca por tecnologias tem proporcionado ao setor da construção civil novas oportunidades de negócios, bem como formas de tornar mais efetivo diversos serviços. Sabemos que nosso setor ainda tem muitas coisas para evoluir, entretanto nos últimos anos estamos nos deparando com diversas evoluções, nos aproximando de novidades que já são realidade em muitos setores e estão transformando muitas obras pelo Brasil.

Vocês já imaginaram ver a sua residência pronta antes mesmo de iniciar as obras? Pois é, atualmente isso é totalmente exequível e possível, existem algumas empresas do setor que já utilizam esta tecnologia e aplicam nos canteiros de obra. Esta possibilidade se criou por conta que boa parte das pessoas atualmente têm acesso a smartphones, que são um dos elementos chaves para a produção da realidade aumentada.

Um fator muito importante que auxiliou a entrada da realidade aumentada na construção civil, foi o uso de softwares com a tecnologia BIM. A geração de informações sobre os projetos desenvolvidos com os softwares BIM, juntamente com modelos 3D e aliados com a tecnologia dos smartphones, tornou possível o desenvolvimento de aplicativos para celulares, que recebem estas informações e transformam em realidade.

A tecnologia da realidade aumentada nos possibilita realizar uma série de atividades que antes não eram possíveis, como por exemplo: visualizar como a armadura do pilar em que está trabalhando deve ser, bem como atividades que já eram executadas anteriormente de forma manual, como por exemplo: As medições de diversos elementos na obra. Iremos a seguir descrever as diversas atividades na construção civil que podemos desempenhar com a assistência da realidade aumentada.

Representação de realidade aumentada na construção civil.
.
Fonte: Rawpixel, 2021.

Demonstração do Projeto para o cliente

Uma das oportunidades muito interessantes que a realidade aumentada nos proporciona, é a chance de apresentar um projeto inteiro como se a pessoa estivesse diante do mesmo. Esta possibilidade aumenta a percepção do cliente e permite que o mesmo visualize e analise pontos que anteriormente poderiam passar despercebidos, e isso aumenta a satisfação do cliente.

Hoje em dia já existem alguns aplicativos que já oferecem este tipo de serviço, e já possível aplicar em sua empresa. Um dos aplicativos mais conhecidos é o Augin, lançado em 2019 e disponível para Android e IOS, o Augin é gratuito e o único requisito para o seu uso é um smartphone que é capaz de rodar as plataformas ARcore ou ARkit, geralmente smartphones lançados após 2017 já possuem esta função. Mais informações sobre o funcionamento do aplicativo, vocês podem conferir diretamente no site da Augin.

Visualizar modelo 3D de estrutura no canteiro de obras

Imagina que durante a obra, você é responsável por confeccionar a forma de um pilar, porém mesmo com projeto estrutural ainda está com dúvidas em relação ao posicionamento de agulhas. Uma das soluções poderá ser a realidade aumentada posicionada nos canteiros de obras, atualmente algumas construtoras tem adotado este recurso.

O conceito consiste no posicionamento de QRcode em locais de montagem da estrutura, a partir da leitura do mesmo qualquer pessoa que tiver o um app de realidade virtual instalado no celular poderá ter mais informações sobre a estrutura a ser construída e em um modelo 3D, que facilita a verificação do projeto.

Para saber um pouco mais sobre esta e outras tecnologia, recomendamos acessar nosso artigo Construtechs - Construção civil na era da tecnologia, lá nós disponibilizamos mais informações sobre a empresa Construcode, que realiza o trabalho de aplicar os QRcode nas obras e caso se interessem no trabalho deles basta clicar aqui para acessar o site da empresa.

Manutenção e inspeção de edificações

Uma das atividades mais complicadas na manutenção de edificações, é não ter plantas e informações do edifício. Por exemplo, há um vazamento em uma certa região do edifício, porém você não tem o projeto de instalações hidráulicas em mãos, como saber se o vazamento é realmente das tubulações ou está sendo provocada por um agente externo, sem ao menos saber o posicionamento dos canos.

Através da realidade virtual esta tarefa pode ser muito mais fácil e acessível. Uma vez que as informações dos projetos de instalações hidráulicas, elétricas, ar condicionado, AVCB e entre outros, estão em um aplicativo de realidade aumentada com modelos 3D, o proprietário poderá disponibilizar para o profissional que irá fazer uma manutenção ou inspeção na edificação, e o mesmo poderá executar um trabalho com uma qualidade melhor.

A chegada da realidade aumentada no setor da construção civil criou diversas oportunidades para nós, e vale muito a pena conhecer mais sobre os benefícios que ela pode proporcionar, por isso iremos disponibilizar um artigo da Archdaily com mais aplicativos com esta função, que poderão aumentar a produtividade e a gestão das obras, basta clicar aqui para ir diretamente até ele. 

Finalizando nosso artigo, iremos apresentar um vídeo que ensina como realizar a realidade aumentada em seus projetos, além de auxiliar a realizar a maquete 3D que é um dos elementos principais para a configuração da realidade aumentada.

Gostou do artigo? Sentiu falta de alguma informação relevante que poderia agregar ao artigo? Escreva nos comentários, desta forma mais pessoas poderão ter acesso ao conhecimento e irão poder desempenhar obras com maior qualidade. Compartilhe para que a informação e o conhecimento cheguem a mais pessoas!

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *