Artigos

Construtechs - Construção civil na era da tecnologia

As Construtechs são empresas de tecnologias, que tem foco em criar produtos e serviços relacionados diretamente com a construção civil.

Como inovar na área considerada mais tradicional da economia? Onde, em plena era de conscientização ambiental, o uso de madeira continua extremamente volumoso. Em assunto de material, é de grande raridade encontrarmos novidades no mercado, assim, os inovadores focam seus esforços em soluções de gerenciamento, performance, padronização e previsibilidade.
 
Dessarte, a inovação acontece de forma lenta, principalmente no Brasil, pois não alcança os pequenos empreendimentos construtivos, nem alcança lugar expressivo na mídia. Startups de basicamente todas as áreas, mas principalmente fintechs, alcançam uma posição pública de alta valia quase que diariamente, o mesmo não acontece com construtechs, entretanto alcançar tal patamar é uma questão de tempo.
 
Com isso, não temos um unicórnio – Startup com valor de mercado bilionário – que seja estritamente direcionada à construção civil, levando-nos à conclusão de que existe um mercado quase inexplorado, sem uma empresa líder no setor de técnologia construtiva, o que expressa duas possibilidades dedutivas: ou não há recursos para empresas evoluírem, se posicionarem e serem reconhecidas como unicórnios, ou não há boas empresas com soluções suficientes que direcionem a esse fim.
 
Entretanto, vemos diversos empreendimentos que proporcionam soluções excelentes aos problemas enfrentados nas obras. Essas soluções tendem a popularizar-se com o passar dos até alcançar as camadas mais precárias da sociedade, em que não há avanço construtivo e que mantêm os métodos tradicionais.
 
Outrossim, construtechs que almejam o mais alto grau de sucesso devem “furar a bolha”, tirar as grandes empreiteiras e construtoras de seu escopo principal e apontar esforços para divulgar-se como soluções de custo-benefício para aumentar a qualidade construtiva nas regiões de baixo valor monetário; inovações significativas fazem mais sentido quando levadas para o maior público possível, isso implica em apresentar os meios tecnológicos presentes atualmente como opção durante a execução de obras por todo o país.
  Representação meramente ilustrativas das construtechs.

Fonte:Mapa da obra, 2019.
Fonte: Mapa da obra, 2019.
Dito isso, parece-me que falta uma demonstração pública de interesse em alavancar soluções construtivas/tecnológicas para todos os consumidores e possíveis consumidores; focar somente em soluções para grandes construtoras é ignorar a maioria das construções brasileiras, que são feitas com orçamento curto, isso diminui as chances das construtechs subirem de patamar e alavancarem seu alcance; levemos como exemplos empresas de outros setores, que subiram seus ganhos unicamente após alcançarem todos os ambientes possíveis. 
Para maior engajamento no assunto, algumas empresas inovadoras no seguimento de construtechs, basta clicar nos nomes delas para ser direcionado ao site de cada uma.

Prevision

 “No Prevision você centraliza os principais indicadores de suas obras em uma tela, acompanha em tempo real, e escolhe o melhor cenário de planejamento com facilidade.”

 
Fonte: Prevision, 2021.

“A Construct IN é uma ferramenta única no mercado que possibilita o acompanhamento remoto de projetos através de imagens em 360°.”

 
Fonte: Construct In, 2021.
“Projetos obsoletos ainda são um problema em sua obra? Pare de perder tempo e dinheiro com retrabalhos causados por plantas defasadas e atualize canteiros automaticamente com etiquetas QR Code.”

 
Fonte: Construcode, 2021.

Gostou do artigo? Sentiu falta de alguma informação relevante que poderia agregar ao artigo? Escreva nos comentários, desta forma mais pessoas poderão ter acesso ao conhecimento e irão poder desempenhar obras com maior qualidade. Compartilhe para que a informação e o conhecimento cheguem a mais pessoas!
 

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *