Artigos

Drones na Construção Civil

Entenda o uso desta tecnologia que tem crescido bastante pelo mundo, principalmente nas atividades de inspeção e nas produções de marketing d incorporadoras.

A construção Civil é uma das áreas mais tradicionais da economia brasileira, e por muitos anos consecutivos é considerada por alguns economistas, como um dos setores responsáveis pelo desenvolvimento do país, desta forma quando o setor da construção civil apresenta um grande crescimento, consequentemente é considerado que o país está em um momento de um bom desenvolvimento econômico.

O drone é uma tecnologia que tem tido destaque em diversos setores, como: Segurança. construção civil, audiovisual e entre outros. O equipamento é composto por um controle que tem comunicação via rádio e o pelo veículo aéreo não tripulado (VANT), que é composto por hélices e geralmente tem no mínimo uma câmera.

O uso de drones na construção civil pode ser em diversas áreas do setor, e esta pluralidade de suas funções torna a tecnologia versátil, flexível e atualmente presente em muitos canteiros de obras pelo mundo. A partir de agora iremos listar diversas atividades que os drones tem capacidade de realizar e que poderão ser aplicáveis na sua obra, tornando estas atividades mais eficientes e com grande qualidade.

Imagem ilustrativa de drone na construção civil.

Fonte: Construction Executive, 2018.

Campanhas publicitárias e imagens áreas para marketing

Esta é uma das funções mais executadas por drones em todos setores da economia, e isso não é diferente na construção civil. Existem algumas empresas do ramo que já realizam este tipo de trabalho para enriquecer o marketing e potencializar as campanhas publicitárias.

Apresentando um pequeno contexto histórico, para podermos realizar estas imagens aéreas há alguns anos atrás era necessário a contratação de uma empresa de helicópteros e os custos erma altíssimos. Hoje em dia, caso deseja realizar este trabalho você mesmo é possível, pois um drone simples atualmente é acessível e para desempenhar a função de captar as imagens aéreas não é necessário possuir um treinamento, porém recomendamos acessar o site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que atualmente é responsável pela regulamentação de drones no Brasil e dispõe de maiores informações de como utilizar o drone corretamente. Caso desejam ir diretamente para a página de drones da ANAC, basta clicar aqui.  

Obviamente que devemos ressaltar também que já existem diversas empresas especializadas em produzir campanhas publicitárias por meio de drones, sendo assim não é necessário ter preocupações em aprender a pilotar, capturar imagens e comprar um drone, visto que todo este trabalho pode ser executado de forma terceirizada.

Acompanhamento do progresso da obra e acompanhamento de cronograma

A facilidade de ter uma vista aérea com drone é bem grande, isso nos proporciona a oportunidade de por exemplo apresentar aos clientes que compraram um apartamento na planta, a fase em que está a construção de sua futura residência, isso proporciona uma grande oportunidade de mostrar o comprometimento com os clientes e proporcionar uma sensação de segurança e garantia para os mesmos, visto que poderão acompanhar o desenvolvimento da obra por meio de imagens e saberão que a empresa cumprirá com o que foi acordado durante a compra do apartamento.

O acompanhamento da obra por meio de drones não é só uma ferramenta de “marketing”, sabendo desta funcionalidade, podemos utilizar para realizar um controle maior sobre as etapas das obras e anexar ao nosso cronograma. Este controle remoto da obra é interessante e pode ser realizado juntamente com as outras atividades de controle de obras, complementando todo o trabalho de planejamento e execução, por meio dos dados que o drone poderá fornecer.

Inspeção de Obras

Sabemos que realizar inspeção em algumas obras pode não ser uma tarefa fácil, seja por conta do difícil acesso, ou pela preocupação com a segurança. O drone pode executar esta atividade de uma maneira bem simples, rápida e eficiente, a movimentação do mesmo e a presença de câmeras auxilia ao profissional realizar inspeções e verificar a integridade da obra. Inclusive esta prática tem sido mais utilizada para inspeção de pontes e viadutos, que muitas vezes o acesso a parte inferior dos mesmos é inviável de ser realizado por um humano, seja pela altura ou por outras questões já citadas aqui, sendo assim é mais seguro a utilização do drone para a execução deste serviço.

Inclusive no nosso artigo sobre Entenda como são realizadas as inspeções de pontes e viadutos, relatamos um pouco como funciona a execução de inspeções por meio de drones, e apresentamos um vídeo bem interessante que ilustra bem a facilidade de acesso dos drones.

Monitoramento das atividades diárias nas obras

Para obras de grande porte a probabilidade de realizarmos um bom monitoramento com poucos supervisores é bem pequena, e podemos atribuir esta função ao drone, sendo um equipamento que pode estar em diversas partes da obra rapidamente, poderá executar esta atividade com maior proficiência do que alguns supervisores.

Entretanto para executar esta atividade, devemos salientar algumas medidas de segurança e cuidados para não oferecermos riscos à saúde dos operários; O drone é um equipamento com ótima funcionalidades, porém a alta rotação de suas hélices, bem como uma queda poderá ocasionar acidentes na obra. Sendo assim, recomendamos que os drones estejam no mínimo a 30m longe das pessoas, o piloto deve ser maior de 18 anos e caso o drone seja maior que 25kg, tem que ter habilitação para controlar o mesmo.

Estas são algumas das funções que os drones podem ter na construção civil. Caso se interessem por saber um pouco mais, recomendamos acessar o site da OrtoPixel que apresenta algumas funções diferentes do que apresentamos aqui, complementando as informações apresentadas neste artigo. Caso queira acessar, basta clicar aqui.

Esta tecnologia com certeza terá um crescimento nos próximos anos e se tornará comum vermos drones em obras. Como dito anteriormente, a sua capacidade de ter multifunções potencializa a sua utilidade na construção civil. Além disso, tem a possibilidade de acelerar as obras, garantir maior segurança em algumas atividades e oferecer eficiência nas atividades realizadas.

Para ilustrar nosso artigo, iremos recomendar um vídeo bem interessante, que discute as funções que os drones podem ter na construção civil, bem como apresenta estas funcionalidades na prática, nos dando uma dimensão maior de como é realmente a utilização dos drones nas obras.

Conheça nosso trabalho e amplie seus conhecimentos. O Guia Básico Sobre Juntas de Dilatação em Pontes e Viadutos está disponível nos links:
Gostou do artigo? Sentiu falta de alguma informação relevante que poderia agregar ao artigo? Escreva nos comentários, desta forma mais pessoas poderão ter acesso ao conhecimento e irão poder desempenhar obras com maior qualidade. Compartilhe para que a informação e o conhecimento cheguem a mais pessoas!

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *