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Entenda como são realizadas as Inspeções de pontes e viadutos

As inspeções de Obras de Arte Especiais são fundamentais para garantir o pleno funcionamento de pontes e viadutos. São responsáveis por examinar de forma minuciosa cada elemento que compõe uma OAE, tendo como foco a avaliação da capacidade de carga, o conforto oferecido aos usuários, a segurança e a imposição de manutenções e eventuais recuperações. As inspeções em OAE, devem ser realizadas de forma organizada e metódica, de maneira a que todos os elementos previstos sejam inspecionados e registrados nas fichas de inspeção. Nas fichas de inspeção devem conter documentos fotográficos, que constem fotos de todas as vistas dos elementos da mesoestrutura e de elementos visíveis da infraestrutura. 
 Representação de Inspeção em viadutos.
Fonte: Blog Belgo Bekaert, 2019.

Tipos de Inspeção

De acordo com a ABNT NBR 9452:2016 Inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto ― Procedimento, as inspeções em pontes podem ser classificadas em quatro inspeções diferentes, e são realizadas conforme estará descrito nos próximos capítulos. Devemos ressaltar que algumas literaturas consideram que existem cinco tipos de inspeções diferentes, como por exemplo na Norma DNIT 010/2004 Inspeções em pontes e viadutos de concreto armado e protendido – Procedimento.

Inspeção cadastral

A inspeção cadastral é a primeira a ser realizada após a conclusão da obra ou após a modificação de itens sensíveis na OAE, como: reforços, alargamentos, acréscimos em seu comprimento e mudanças em seu sistema estrutural. Como apontado em seu próprio título, tem como função registrar todas informações relevantes as inspeções posteriores através da ficha cadastral, registro fotográfico, classificação da OAE, Desenhos (planta, Cortes transversais e longitudinais) e informações importantes adicionais para a inspeção.

Inspeção rotineira

As inspeções rotineiras têm como características principais ser programada e ser realizada em intervalos predeterminados, geralmente são adotados intervalos de 1 a 2 anos. Neste tipo de inspeção são realizadas observações visuais com ou sem o auxílio de equipamentos de possíveis evoluções de anomalias registradas em inspeções anteriores, assim como, a verificação da necessidade de manutenção/recuperação, e registro de novas ocorrências.

Inspeção especial

A inspeção especial deve quantificar todas anomalias presentes nos elementos acessíveis e aparentes de uma OAE, buscando realizar o diagnóstico e prognóstico da estrutura.

A inspeção deve ser realizada em uma frequência de cinco anos, podendo ser prorrogado para oito anos caso a obra apresente uma classificação de intervenção de longo prazo e tenha acesso total a seus elementos integrantes da intervenção rotineira.

Inspeção extraordinária

A Inspeção extraordinária é realizada a partir de uma exigência sem programação, que pode ser causada pelos seguintes fatores: Impacto de veículos, embarcações ou trens na obra, necessidade de avaliação criteriosa de algum elemento da OAE e possíveis danos referentes a natureza, como: inundações, sismos, vendaval e entre outros.
 
Para a inspeção de pontes e viadutos, o inspetor deve iniciar sua observação identificando o tipo dos elementos presentes nessas OAEs, e realizar o registro no relatório de inspeção. Após a identificação de cada elemento é recomendável que seja realizado a observações e diagnósticos de cada um dos componentes, concomitantemente com o registro da temperatura ambiente com o horário e a data da realização da inspeção.

Além destas recomendações, o inspetor deve estar atento ao funcionamento de cada componente da ponte. Desta forma, é recomendável que alguns destes componentes sejam observados com a passagem de veículos pesados, para verificar como os mesmos se comportam diante de cargas grandes, sendo assim o inspetor poderá atestar se estes elementos estão funcionando dentro do que é esperado.

Complementando o conteúdo apresentado, iremos recomendar um trabalho acadêmico realizado pelo Marcos Pedrosa Mitre, que aborda o assunto de forma muito mais técnicas e com mais detalhes, que auxiliarão a compreendermos melhor como funciona o mecanismo da inspeção de pontes e viadutos, bem como a os métodos utilizados para realizar os diagnósticos dessas Obras de Artes Especiais. Para acessar este trabalho acadêmico, basta clicar aqui, que você irar ser direcionado.

Devemos ressaltar que atualmente as ferramentas para realizar as inspeções tem evoluído com a tecnologia e hoje em dia é possível a execução de inspeções em componentes de pontes e viadutos de difícil acesso, através do uso de drones. Algumas empresas têm desenvolvido este trabalho pelo Brasil e é bem interessante de acompanhar. Segue abaixo um vídeo curto demonstrando como é realizada a inspeção por meio de drones
 
Finalizando nosso artigo, vamos recomendar um vídeo bem legal, que demonstra o que é cada elemento de uma ponte, quais desses são os pertencentes a infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura. Além disso, o vídeo apresenta isso de forma bem prática e mostrando tudo isso em um viaduto na cidade de Castilho em São Paulo.

Conheça nosso trabalho e amplie seus conhecimentos. O Guia Básico Sobre Juntas de Dilatação em Pontes e Viadutos está disponível nos links:
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