Artigos

Conheça os tipos mais usuais de formas para estruturas em concreto armado

As formas são consideradas os elementos principais para garantir que as estruturas de concreto armado apresentam os formatos projetados.

Devemos ressaltar que durante e após a concretagem dos elementos construtivos (laje, viga, pilar e fundação), as formas contam com diversos itens que ajudam compô-las, que podem variar de acordo com o tipo de estruturas em que desejamos realizar a concretagem.

Materiais

As formas podem ser confeccionadas com alguns tipos de materiais que estão disponíveis no mercado, e os tipos de materiais que são utilizadas para a formação das fôrmas, são o que podem classificar a fôrma quanto ao seu tipo.

A ABNT NBR 15696 – 2009, regulamenta o tipo de material que deve ser empregado durante a montagem de uma forma. No caso do uso da madeira, a norma classifica o material através de duas condições, a madeira bruta como peças serradas ou não, que são regulamentadas através da NBR 7190 – Projeto de Estruturas de Madeira, e a madeira industrializada, que são fabricadas de forma industrial e possuem controle das propriedades físicas e mecânicas, através de ensaios e estudos realizados. A forma ainda realiza a separação das madeiras industrializadas em dois grupos, chapas de madeiras compensadas regidas pela ABNT NBR 9532, e vigas industrializadas de madeira, tratadas, coladas e prensadas, que podem apresentar uma alma maciça, compensada, treliçada ou aglomerada.

Além do uso da madeira, as formas destinadas para estruturas de concreto armado, contam com elementos metálicos, previstos pela ABNT NBR 15696, de acordo com a norma estes elementos podem ser de alumínio ou aço, fabricados a partir de chapas soldadas ou podem ser extrudados, fundidos, laminados e forjados. As peças em metal podem ser atribuídas a forma como elementos auxiliares na confecção e estruturação das formas e escoramentos, além destes atributos, o aço também pode ser usado como equipamentos ou acessórios. O uso de elementos metálicos é regido através das ABNT NBR 8800, ABNT NBR 14762 e ABNT NBR 6355, para elementos de aço, e para os elementos de alumínio a ABNT NBR 14229.

A ABNT NBR 15696 ainda prevê o uso de outros materiais que podem ser usados como forma os escoramentos. Materiais como plástico, papelão, placas de madeiras e outros componentes cada vez mais sendo inseridos na construção civil, deve-se ressaltar que a utilização destes materiais deverá seguir as normas e o instruções de acordo com os fabricantes, comprovados através de ensaios laboratoriais.

Formas para Laje

Como dito nos tópicos acima, as formas de estruturas de concreto armado, podem ser confeccionadas de diversos materiais, entretanto, o principal material utilizado nas obras brasileiras é a madeira, e por terem sido utilizadas há muito tempo, são denominadas por alguns profissionais como formas convencionais. As formas convencionais são compostas por chapas de compensado de madeira (Painéis de madeira), que são utilizados como assoalho da laje, longarinas e transversinas, que geralmente são de caibros de madeira (Perfis de aço), elementos laterais que são compostos por chapas de madeira e caibros, cujo o objetivo da presença dos caibros é para apoiar as chapas de madeira e adicionar resistências a forma, pois como o concreto tem como a característica um processo exotérmico, tende a realizar esforços sobre os elementos laterais.

Exemplificação de Forma de laje de Concreto Armado.

Fonte: UFRGS ESO, 2016.
Devemos citar que dependendo do tipo de laje, as formas são modificadas para que se adequem ao padrão estabelecido, podemos tomar como exemplo a laje nervurada, neste caso, a laje recebe formas plásticas, que podem ser recuperadas ou não após a concretagem, quando há o uso das formas de plástico, não há necessidade de inserir o assoalho na forma da laje, além disso há a inserção de uma peça que não é colocada em outros tipos de forma, que é a régua ou guia, que tem a função de realizar o enquadramento das formas de plástico. É importante citar, que a realização das lajes nervuradas deve obedecer às Normas: ABNT NBR 6118:2004 - Projeto de Estruturas de Concreto Armado – Procedimento, ABNT NBR 15200:2004 - Projeto de estruturas de concreto em situação de Incêndio, e ABNT NBR 15575-3:2013 - Edificações habitacional Desempenho – Procedimento.
Montagem de formas de Laje Nervurada.
Fonte: ATEX, 2018.
Além das formas de madeira e plástico, podemos nos deparar com as formas metálicas e mistas, geralmente apresentam uma maior resistência do que as formas plásticas e de madeira, e são compostas com por assoalhos de alumínio, e restante da forma, como os elementos laterais, podem ser mistos com a presença de chapas de madeira e travamento de acessórios em alumínio. Apesar de serem modulares e padronizadas, as formas de alumínio apresentam pouco flexibilidade, ou seja, deve ser dimensionada e paginada através do projeto, portanto, os ajustes durante a sua execução devem ser o mínimo possível.

Formas para Vigas

Assim como as lajes, as formas de vigas podem ser confeccionadas de diversos materiais, desta forma, a forma que tem maior utilização e se tornou convencional são as de madeira, que são compostas por: Fundo, que geralmente são de chapas de compensado de madeira, faces laterais, que são compostas por chapas de compensados de madeira, sarrafos de madeira, gravata de madeira e para o travamento temos o uso de mão francesa (madeira), e as agulhas, que são inseridas com auxílio da viga metálica, além deste travamento, podemos ter também um travamento realizado por sarrafos de pressão.
Formas convencionais de viga.

Fonte: Habitíssimo, 2021.
Hoje em dia no mercado podemos encontrar formas para vigas, que podem ser realizadas com outros tipos de materiais, como por exemplo: Metal. Existem empresas que utilizam formas de metal para a confecção de elementos pré-moldados e protendidos. As formas de metal, geralmente são compostas por painéis metálicos, vigas metálicas, aprumadores e grampos metálicos. Devemos ressaltar que este tipo de forma é mais utilizado para obras de grande porte, como pontes, grandes galpões entre outras.

Representação de formas de metal.

 
Fonte: Ecomaq, 2018.

Formas para Pilares

Os pilares são as estruturas em concreto armado, que mais possuem variações de materiais em suas formas, por conta que apresenta maior variedade em suas seções transversais, desta forma, para se adequar as diferentes seções dos pilares foram criando diferentes tipos de formas.
A mais comum é a convencional, formada por boa parte de peças em madeira, e acessórios metálicos. A forma do pilar convencional, caso seja de seção retangular ou quadrada, é formada por quatro chapas de compensado de madeira, denominados painéis, travessas, que são as ligações dos painéis e são feitas de caibros e sarrafos, temos as gravatas, que são as peças que realizam a ligação da forma, gastalhos (golas), que são peças essenciais para a locação do pilar na laje, ou no solo,  montantes que são reforços das gravatas, temos também as barras de ancoragem, que dão estabilidade para os painéis não se moverem durante e após a concretagem, geralmente são feitos de madeira, ou como dissemos acima de peças metálicas. Além destas peças existem pilares que possuem travamentos totalmente metálicos, desta maneira, são formados por barras de ancoragem metálicas, e para garantir o travamento da forma tem a utilização das agulhas, que geralmente são barras de aço.

Exemplo de formas de pilares com peças metálicas.

Fonte: Essencial Equipamentos, 2021.
Devemos citar também que temos os espaçadores, que também fazem parte da montagem da forma, e possuem um papel importantíssimo, que é garantir o cobrimento das armaduras e é utilizado também nos outros elementos de concreto armador que citamos acima (Laje e Viga). Caso deseja saber mais sobre espaçadores, basta clicar aqui para ser direcionado ao nosso artigo sobre espaçadores.
 Demonstração de Espaçadores em pilares.
Fonte: Comercial Liso, 2021.
Assim como citamos que podemos ter travamentos metálicos, é muito comum existir travamentos feitos com sarrafos de madeira, principalmente em obras menores, onde o orçamento disponível para a execução da obra é menor. 
Pilar com travamentos de madeira.

 
Fonte: Blog PraConstruir, 2021.
Como dissemos parágrafos acima, pilares são as estruturas de concreto armado, que citamos no trabalho, que possuem mais variedades de formas, por conta que possui maior variedade de seções transversais e formatos. Pilares que tem formatos circulares, podem ter formas de polímeros, mas também o engenheiro Civil, também tem a opção de escolher formas de papelão. Devemos ressaltar que não é apenas pilares com formas circulares que possuem essa variedade de materiais, pilares de seção transversal retangular, também podem ter formas de polímeros.
Pilares com formas de polímeros.

Fonte: Geoplast, 2021.

Pilares com formas de papelão.
Fonte: Formas para concreto, 2021.
Além destes tipos de forma, também temos os pilares com formas metálicas, podem não ser tão usuais em obras que vemos em nosso dia a dia, mas é importante conhecermos, pois pode ser uma alternativa, para substituir o uso de madeira, e para garantir maior tempo de durabilidade da forma, já que as peças metálicas, tendem a ter uma duração maior do que peças feitas em madeira, porém devemos ressaltar que peças em metal também tende a ter custo maior, por isso é importante ter conhecimento do mercado e do orçamento, para verificar se o custo-benefício da forma metálica é melhor do que formas feitas de outros materiais.
Pilares com formas de metálicas. 
Fonte: Construção Civil Info, 2015.

Cimbramento

O cimbramento é uma estrutura provisória, que tem a função de realizar o apoio de elementos horizontais (Lajes e Vigas), e é composto por uma série de elementos, que em conjunto realizam a função de manter as formas suportando as cargas das armaduras do concreto, movimentação de equipamentos e operários, e transmitindo estas cargas para o pavimento inferior, ou para o solo.

O cimbramento é formado por suportes, que são as escoras e torres, tramas, que são longarinas ou também vigotas principais, e barrotes, que também podem ser chamados de vigotas secundárias, além destes elementos, o cimbramento também conta com os acessórios que são responsáveis pela fixação e ajustes do conjunto do cimbramento.

Cimbramento metálico visto de cima.

Fonte: Impacto Protensão, 2018.
O cimbramento pode ser realizado apenas com peças de aço, ou também como é muito usual ser feito todo em madeira, principalmente em obras de pequenas edificações, e com poucos recursos. Quando o cimbramento é realizado com peças metálicas, apresenta maior durabilidade, e garante melhor estabilidade, por conta dos diversos travamentos, possui uma leveza comparada as peças em madeira. O cimbramento em madeira, pode ser realizado de duas formas, através de madeira bruta (vigotas de pinus), que é mais barato do que madeira aparelhada, entretanto, não é preciso, e pode apresentar problemas de nivelamento, entre outros. Já o realizado com madeira aparelhada, possui maior precisão comparada ao de madeira bruta, por conta, que tem encaixes definidos, e as peças podem ser padronizadas, entretanto ainda sim tem-se um problema de nivelamento, visto que é realizado através de cunhas. Se compararmos o preço do cimbramento feito em madeiras aparelhadas, poderemos observar que apresenta um valor abaixo do cimbramento metálico, entretanto, apresenta menor durabilidade e menor velocidade de montagem e desmontagem.
Cimbramento com madeira bruta (Eucalipto e Pinus).
  Fonte: VVG Engenharia, 2021.
 
Cimbramento feito com madeira aparelhada.
 
Fonte: Comunidade da Construção, 2018.

Escoramento

O escoramento tem como função principal resistir os esforços provenientes, das estruturas de concreto armado e de suas formas, durante o processo de cura do concreto. Em caso de lajes e vigas, são realizados por elementos verticais, e é composto por algumas peças, que garantem a transmissão dos esforços para a laje inferior, ou para o solo.

Além de vigas e lajes, os pilares também contam com escoramentos, e são de grande importância, pois garantem que o pilar não sofrerá deslocamentos durante a sua concretagem, e garantem o prumo do pilar. 

Escoramento metálico em pilares.

Fonte: BKS, 2018.

Geralmente o escoramento é realizado por peças metálicas, ou por peças em madeira. Podem ser realizados com eucaliptos, ou por madeiras aparelhadas, e como dito no tópico sobre cimbramento, dependendo do nível pode ser utilizado cunhas para garantir que as escoras atinjam o nível necessário.

O escoramento de peças metálicas é formado por estruturas tubulares, que possuem ajustes, logo não precisam de cunha para estabelecer o nível das escoras. Este processo de ajuste de nivelamento é possível, porque as escoras de metal são formadas por dois tubos um com seção maior e o posicionado na parte interior tem uma seção menor, que o permite deslizar, desta forma, é realizado travamento através de um pino metálico com luva, ou pino metálico diretamente travado no tubo metálico.

Escoramento Metálico para lajes e vigas.

Fonte: Portal Metálica, 2018.
Podemos constatar que as formas, o cimbramento e o escoramento, são de grande importância para estruturas realizadas em concreto armado, pois são os elementos que garantem durante a concretagem a cura do concreto, que as estruturas em concreto armado adquirem o formato e as dimensões feitas em projeto, e que sejam suportadas até atingirem sua cura e resistência determinadas durante os cálculos estruturais.
 
Segue aqui um vídeo rápido e de um ótimo canal de Engenharia no YouTube, para ilustrar e elucidar o conhecimento sobre formas e escoramentos:
Gostou do artigo? Sentiu falta de alguma informação relevante que poderia agregar ao artigo? Escreva nos comentários, desta forma mais pessoas poderão ter acesso ao conhecimento e irão poder desempenhar obras com maior qualidade. Compartilhe para que a informação e o conhecimento cheguem a mais pessoas!
 

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *