Artigos

Você sabe o que é queda de tensão e suas consequências?

Dessa vez iremos falar um pouco sobre instalações elétricas, que como outras competências são complementares a construção civil. Como dizia um professor que lecionava Mecânica dos Fluidos na faculdade em que estudávamos e era Físico Nuclear:

“Engenheiro tem que saber de tudo, independente da sua especialidade”.

A queda de tensão é uma anomalia que provoca uma diminuição da tensão de um condutor, por conta do aumento da resistência elétrica devido à distância. Sendo assim, supondo que no começo de uma instalação elétrica é medido uma tensão de 220v, ao final da mesma pode ser que esta medição seja de 190v. Mas calma, nós não falamos claramente o que causa a queda de tensão, geralmente esta anomalia ocorre por conta da distância que o condutor percorre entre o quadro elétrico até tomadas e lâmpadas, desta forma quanto maior a distância maior será a queda de tensão.

   Exemplo de Cabos Elétricos

Fonte: BremeKamp, 2019

Fonte: BremeKamp, 2019.

Se fizermos uma breve comparação com hidráulica, podemos entender um pouco melhor o que causa a queda de tensão. Suponhamos que nosso condutor elétrico é uma tubulação de água, neste caso também há uma perda de carga devido a distância e a resistência do material, quanto maior o comprimento de uma tubulação de água, maior será a perda de carga distribuída, sendo assim a pressão inicial é maior do que a pressão ao final da tubulação e esta anomalia ocorre de forma similar em instalações elétricas.

Devemos ressaltar que a queda de tensão é um fator preocupante para condutores que percorrem distancias muito grandes, como em edificações comerciais e industriais, pois provocam uma porcentagem de queda de tensão maiores, que poderão prejudicar o funcionamento de equipamentos, como: liga/desliga de chuveiros elétricos, lâmpadas fracas e entre outros.

A ABNT NBR 5410 Instalações elétricas de baixa tensão em seu capítulo 6.2.7.2, determina que em caso nenhum a queda de tensão deve ser maior do que 4%. Uma das soluções que costuma ser adotadas para que a queda de tensão esteja abaixo do 4% é o aumento da seção do condutor, isso pode ser feito por meio do cálculo de queda de tensão e com o auxílio dos catálogos dos fabricantes de condutores elétricos.

Maiores dicas e informações de como evitar a queda de tensão e como  lidar com esta anomalia, recomendamos acessar o site Saber Elétrica, pois tem um artigo que complementa as informações apresentadas por nós, caso queiram ir diretamente a este artigo de queda de tensão, basta clicar aqui.

Caso tenham interesse em como calcular a queda de tensão, iremos anexar a este artigo um vídeo que leciona como calcular, e apresenta de forma resumida o que é a queda de tensão e como descobrir, complementando o conteúdo apresentado.

Gostou do artigo? Sentiu falta de alguma informação relevante que poderia agregar ao artigo? Escreva nos comentários, desta forma mais pessoas poderão ter acesso ao conhecimento e irão poder desempenhar obras com maior qualidade. Compartilhe para que a informação e o conhecimento cheguem a mais pessoas!

Autor: Henrique Osório

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *