Artigos

Entenda o que é Iluminação Zenital e Ventilação Natural como aplicar em seus projetos.

Muitos dos projetistas buscam alternativas nas coberturas das edificações, para atingir o mínimo previsto pelo Código Sanitário da região de insolação e ventilação. Além de ter a utilidade de proporcionar ao projetista esta alternativa, as aberturas em coberturas podem ser usadas para compor a arquitetura do edifício, valorizando esteticamente o edifício.
 
Podemos definir a iluminação zenital, como uma técnica utilizada para usufruir da iluminação natural, através de aberturas. A presença da iluminação zenital no edifício pode proporcionar diversos benefícios, entre eles podemos citar:
  • Eficiência energética (devido ao aproveitamento da iluminação natural); 
  • Boa ventilação natural (devido ao efeito chaminé proporcionado pela abertura na cobertura); 
  • Maior uniformidade da iluminação sobre áreas de trabalho.   

Devemos salientar que, a área iluminante proporcionada pela abertura da cobertura não deve ultrapassar 10%, pois pode ocasionar problemas de superaquecimento no ambiente. Aberturas em coberturas também pode ocasionar uma maior dificuldade na execução da manutenção e gerar um custo inicial mais alto.

Os cálculos e recomendações do uso da iluminação natural estão previstos na ABNT NBR 15215 -1:2005 Conceitos básicos e definições, na ABNT NBR 15215-2:2005 Procedimentos de cálculo para a estimativa da disponibilidade de luz natural e na ABNT 15215:205 Procedimento de cálculo para a determinação da iluminação natural em ambientes internos.

A ventilação natural permite ao projetista, realizar uma diminuição significativa no consumo energético destinado aos sistemas de climatização. A ventilação natural pode promover a edificação: Renovação do ar e resfriamento. E assim como a iluminação zenital, pode ser realizada através de aberturas nas coberturas.

As tipologias de aberturas zenitais 

Shed

O Shed é um tipo de cobertura, que permite a iluminação zenital na edificação, e dependendo da forma em que for realizada, pode proporcionar também a ventilação natural. A estrutura do Shed pode ser feita em material metálico, policarbonato entre outros materiais, e a parte que se destina para a passagem de iluminação natural e ventilação pode ser constituída de materiais translúcidos, como: Acrílico, vidro entre outros. A melhor eficiência do shed no Brasil, é posicionando-o para o Sul entre as latitudes de 24° e 32ºS.
Exemplo de cobertura shed.
  
Fonte: Pinterest, 2021.

Lanternim

O Lanternim é uma abertura na parte superior da cobertura, que assim como o Shed permite a presença de iluminação zenital e ventilação natural na edificação. Pode ser realizado com o mesmo material do telhado, como: Fibrocimento, aço, aço galvanizado e entre outros. A melhor orientação no Brasil, para tornar o lanternim mais eficiente é posicionando-o para o Norte ou para o Sul.
Cobertura metálica com lanternim.

Fonte: Ampla Estruturas, 2021.

Claraboia

A claraboia é definida como uma captação de iluminação zenital, e pode influenciar tanto na iluminação da edificação, como também em questões térmicas. Pode ser em empregada em diversos tipos de edifícios, e podem ser alternativas para o alcance mínimo de iluminância de um ambiente, que é regido através da ABNT NBR 5413:1992 Iluminância de interiores. O material empregado para a claraboia, geralmente tem alta porcentagem de transparência, e pode ser em vidro, acrílico e policarbonato. Sua forma pode variar de acordo com a arquitetura da edificação, pode ser feita em formas retangulares, circulares, tubular, piramidal e domo. E dependendo da sua forma pode apresentar aberturas para ventilação natural.
Claraboia retangular em vidro.

Fonte: Flex Coberturas, 2021.

Átrio

O átrio é uma abertura na cobertura, posicionado ao centro, que realiza captação da luz natural para dentro do edifício. O Átrio pode ser aberto, ou ser fechado com materiais, que possuem características de transparências, como: Vidro e acrílico. O Átrio pode ter diversas formas e modelos, a escolha e definição de seu modelo, deve ser feita pelo projetista, para que o átrio componha a arquitetura da edificação de forma harmônica e atribua a luz natural de forma eficiente a edificação. 
Exemplo de edificação com átrio.
Fonte:Matheus Pereira (Archdaily), 2018.
Fonte:Matheus Pereira (Archdaily), 2018.

Tubos Solares

Os tubos solares são conhecidos por serem mecanismos que realizam a captação, transmissão e a difusão da luz solar para dentro das edificações. Os mesmos são constituídos de cúpulas externas, responsáveis por captar a luz natural, que é direcionada até um difusor instalado na parte interna da edificação, e que tem o objetivo de eliminar a luz UV e mitigar boa parte dos raios ultra vermelhos, tornando o sistema de iluminação mais seguro; Segue abaixo um pequeno vídeo da Chatron demonstrando a instalação e a eficiência dos tubos solares em uma residência.
Instalação de Tubos Solares em residência.
 
Fonte:Chatron, 2019.
Gostou do artigo? Sentiu falta de alguma informação relevante que poderia agregar ao artigo? Escreva nos comentários, desta forma mais pessoas poderão ter acesso ao conhecimento e irão poder desempenhar obras com maior qualidade. Compartilhe para que a informação e o conhecimento cheguem a mais pessoas!

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *