- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Artigos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A medição
pluviométrica se tornou fundamental para a construção civil, principalmente
para construções de redes pluviais, pontes e córregos. Após a urbanização, os
problemas com enchentes e precipitações se tornaram muito mais frequentes.
Desta forma, o uso das medições pluviométricas se tornou uma ferramenta cada
vez mais importante para combater esses problemas preexistentes, pois nós
passamos a nos basear em dados coletados, estudos e experiências anteriores,
para projetarmos diversos tipos de edificações e outros bens duráveis expostos
as intempéries.
A medição de precipitações, é uma atividade que faz parte do cotidiano da vida humana há muito tempo, existem registros históricos demonstrando que nós realizamos estas medições de forma padronizada desde de meados do século XV, quando Benedetto Castelli criou o primeiro pluviômetro. Entretanto, devemos ressaltar que a medição de chuva é uma atividade que praticamente sempre esteve no nosso dia a dia, pois quando começamos a realizar as primeiras plantações, este estudo já era realizado de forma rudimentar para a determinação das épocas de cheias e melhor plantio.
Voltando para a área da construção civil, é sabido que para o dimensionamento das redes pluviais de uma região, é essencial ter em mãos as medidas de precipitações, pois desta forma o engenheiro terá dados suficientes para realizar o estudo sobre a vazão da bacia hidrográfica e direcionar melhor seu projeto. Assim como o dimensionamento de redes de esgoto em alguns países, diferentemente do Brasil, têm os sistemas de transporte hídricos unitário ou separador parcial, que realizam a coleta e condução do esgotamento sanitário juntamente com as águas pluviais.
Exemplo de Pluviômetro.
Fonte: Blog UsinaInfo, 2018.
“Lembrando que no Brasil é adotado o sistema de transporte hídrico separador absoluto, onde as redes são construídas exclusivamente para a coleta e condução de esgoto.”
Para a realização de um projeto de uma ponte por exemplo, coletar os dados pluviométricos é muito importante, porque o projetista irá saber como dimensionar a altura que a ponte deve ficar em relação ao rio, pois conhecerá o período de retorno da maior chuva que teve na região através dos dados coletados, sendo assim estabelecerá um altura condizente com a maior cheia do rio, implicando em um projeto seguro, e com maior durabilidade da estrutura.
Dentro da maioria das atividades que envolvam a construção civil, a medição pluviométrica sempre será muito importante, seja para a definição de redes pluviais de um projeto, ou até mesmo para a escolha de tipos de coberturas, dimensionamento de telhados, escolha de sistemas construtivos, e até mesmo determinação de sistemas pluviais de edificações, como: Residências, prédios comerciais e industriais.
Grande parte das vezes que visualizamos nas normas Índices pluviométricos ou intensidades pluviométricas, como na ABNT NBR 10844 - Instalações prediais de águas pluviais por exemplo, saberemos que utilizaram um pluviômetro para realizar a medição.
Complementando nosso artigo, iremos apresentar um vídeo rápido do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que relata como funciona o pluviômetro e como entender a importância deste equipamento em nossas vidas.
Por fim, iremos recomendar um vídeo para quem gostaria de confeccionar um pluviômetro caseiro para realizar a medição da precipitação em uma determinada região. Desta forma, tem um vídeo do Manual do Mundo, que explica como fazer um medidor simples e como posicioná-lo da melhor forma, para que a medição não seja prejudicada.
Gostou do artigo? Sentiu falta de alguma informação
relevante que poderia agregar ao artigo? Escreva nos comentários, desta forma
mais pessoas poderão ter acesso ao conhecimento e irão poder desempenhar obras
com maior qualidade!
Autor: Henrique Osório
Benedetto Castelli
chuva
Construção Civil
Enchentes
Pluviômetro
Redes Pluviais
Vazão da Bacia Hidrográfica
Location:
São Paulo, State of São Paulo, Brazil
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário