Artigos

A importância de um bom projeto de instalações hidráulicas

É fato que atualmente no Brasil, a quantidade de pessoas que realizam a construção de residências e optam por fazer projetos complementares ao Arquitetônico é bem pequena. Muitos não sabem quais são os benefícios da realização de um projeto hidráulico, provavelmente porque pensam que será mais vantajoso e mais barato pedir para que o profissional responsável por construir a residência, montar o sistema hidráulico diretamente durante a obra.

É muito comum que com o passar do tempo, ocorram alguns problemas por conta das decisões tomadas anteriormente, e isso pode resultar em uma grande frustração por parte do cliente. Primeiramente, sem um projeto não há como ter 100% de certeza de como foi executado o sistema, mesmo que o cliente acompanhou a execução, eventualmente poderá esquecer a onde se localizam as tubulações.

Existem alguns detalhes que muitas vezes podem ser deixados de lado, porém são essenciais, como por exemplo: a tubulação de ventilação. Lembramos que quando o professor que lecionava projeto hidráulico perguntou a nós alunos, quantos de nós tínhamos uma tubulação de ventilação em casa, noventa por cento da sala disse que nem sequer sabia que isso existia.

A tubulação de ventilação destinada a instalação predial de água fria, é essencial para garantir que a água proveniente da concessionária preencha a seção inteira da tubulação, e evita que quando há a falta de água ocorra bolsões de ar dentro da mesma, impedindo preenchimento da tubulação por completo.

     Corte de Projeto de Instalações Hidráulicas.

Fonte: Redim Engenharia, 2019.

Fonte: Redim Engenharia, 2019.

Devemos ressaltar que há também a coluna de ventilação para a instalação de esgoto sanitário. A mesma tem a função de garantir e manter um fecho hídrico, proporcionando ventilação ao sistema e viabilizando o encaminhamento dos gases para a atmosfera.

 Outro fato que pode chamar atenção e que ocorre frequentemente por conta da falta de um projeto, é a questão de não haver registros em todos os ambientes, e quando a pessoa quer apenas realizar a troca de uma torneira ou realizar uma pequena manutenção, tem que fechar o registro geral. Assim como, é comum em mau dimensionamento da instalação hidráulica, casos de queima de chuveiros elétricos constantemente e um dos motivos pode ser que não há 1 mca entre chuveiro e a caixa d’água. Sem a pressão necessária poderá ocorrer variação entre o ligar e desligar da resistência elétrica, provocando a queima do chuveiro

Poderíamos citar mais diversos problemas relacionados a falta de um projeto hidráulico, porém o objetivo deste artigo é alertar sobre a importância de haver um projeto e como é essencial para a prevenção de problemas futuros. O profissional que geralmente realiza projetos, busca ao máximo identificar as possíveis adversidades que podem ocorrer, para que o sistema hidráulico seja funcional e apresente o mínimo de anormalidade.

“A fase de projetos de uma edificação, é o ponto onde se permite identificar os riscos, erros e corrigi-los para a edificação poder ser executada com excelência.”

Para auxiliar no dimensionamento das tubulações, iremos apresentar um vídeo que ensina os métodos de calcular as peças e com algumas dicas que ajudarão a elucidar todo o conteúdo ensinado.

 
Desta forma, a realização de um projeto hidráulico assim como o projeto arquitetônico, estrutural e elétrico são essenciais para guiar uma boa execução, garantir segurança e qualidade. Caso desejam saber mais de como é realizado dimensionamento de forma detalhada, estamos disponibilizando uma apostila, basta clicar aqui.

Gostou do artigo? Sentiu falta de alguma informação relevante que poderia agregar ao artigo? Escreva nos comentários, desta forma mais pessoas poderão ter acesso ao conhecimento e irão poder desempenhar obras com maior qualidade!

Autor: Henrique Osório

 

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *